Consultoria

A VIBRACON Engenharia possui elevada qualificação para avaliação dos ativos, desde a etapa do projeto, até a operação e manutenção. Mantém em seu quadro colaboradores com sólida formação acadêmica atrelada a uma vasta experiência prática, com atuação nas áreas da mineração, siderurgia, cimenteira, transformação. Utiliza ferramentas numéricas de modelagem por elementos finitos, modelagem fluido dinâmica, modelagem por elementos discretos e modelagem por múltiplos corpos para suas análises.

Além das atividades de projetos conceitual, básico e detalhado, seu corpo técnico está preparado para dar suporte às atividades de avaliação de segundo nível e análise de integridade estrutural de equipamentos e estruturas, utilizando para isto recursos de instrumentação para coletas em campo de acelerometria, extensometria, termografia, além de análise sensitiva como subsídio aos estudos numéricos de avaliação do ativo.

Análise Modal

A análise modal permite determinar as frequências naturais de uma estrutura ou equipamento. A frequência natural é a frequência que uma estrutura naturalmente vibra quando excitada por uma força.

Análise de resposta em frequência

Essa análise permite simular o comportamento de uma estrutura ou equipamento quando ele se encontra sob o efeito de uma força externa alternada; uma “fonte de vibração”. A partir dessa análise é possível determinar a forma como a estrutura se deforma sob o efeito da vibração e os esforços a que cada ponto da estrutura é submetido.

Análise de Vida Restante de Máquinas e Equipamentos

Saber quanto tempo uma estrutura ou equipamento ainda pode trabalhar é crucial para o planejamento de sua manutenção ou substituição. Baseado em suas condições operacionais  e características construtivas a Vibracon utiliza simulações numéricas juntamente com critérios de fadiga para determinar por quanto tempo o equipamento ou estrutura ainda pode ser utilizado.

Análise de múltiplos corpos com corpos flexíveis

Para a determinação das variações dos esforços e das tensões de acordo com a operação de cada equipamento, a análise que contempla a dinâmica de múltiplos corpos em conjunto com o método dos elementos finitos possibilita analisar todos os estados de operação do equipamento utilizando como dados de entrada as suas variáveis de operação, gerando curvas e resultados ao longo do tempo.